LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

sábado, 11 de junho de 2011

ACONTECE...

CINEOP 

6ª Mostra de Cinema de Ouro Preto - Cinema Patrimônio
de 15 a 20 de junho de 2011


A Mostra de Cinema de Ouro Preto, para além da exibição de filmes, reafirma sua importância no cenário audiovisual nacional pela sua preocupação com a História, a Preservação e o Acesso à produção cinematográfica brasileira. Esse reconhecimento veio na décima edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, realizada no último 31 de maio, que concedeu o Prêmio Especial de Preservação para os organizadores da Mostra CINEOP, que tiveram a honra de recebê-lo diretamente das mãos de Lúcia Rocha, mãe do cineasta Glauber Rocha. 
Neste ano, o tema central é o cinema brasileiro na década de 1950, considerada uma década de ouro, destacando o papel das chanchadas e o humor. O gênero, que misturava comédia e carnaval, proporcionou grandes sucessos de bilheterias. Além de exibições de clássicos desse período, em especial da produtora Atlântida, ocorrerá também discussões sobre o papel destes filmes no desenvolvimento da história do cinama brasileiro e sua herança para a atualidade. 
Mesas de discussões com profissionais e especialistas no campo da preservação e disponibilização de acervos cinematográficos serão realizadas durante o encontro. Outra linha de debates programada diz respeito ao uso do filme na educação, um tema bastante atual e de interesse especial aos educadores. 
Para maiores informações e programação, toda ela gratuita, acesse o site da CINEOP: www.cineop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário