LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

História do Projeto


No primeiro semestre de 2008, o historiador e professor Rodrigo de Almeida, junto a alguns alunos do curso de História do Centro Universitário UNA, idealizou um grupo de estudos sobre a relação entre cinema e história. A preocupação maior era problematizar a prática metodológica do uso de filmes nas aulas de História. As discussões de textos sobre o tema orientaram a exibição pública e comentada dos filmes Surplus (Erik Gandini, 2003); Coorporation (Jennifer Abbott e Mark Achbar, 2005) e; Super Size Me: a dieta do palhaço (Morgan Spurlock, 2004). 

As pesquisas levaram as alunas Alessandra Bitencourt, Kênnia Said e Laizeline Aragão a apresentar o painel O Cinema ficcional e não-ficcional e o ensino de História no XVI Encontro Regional da ANPUH (Associação Nacional de História), realizado em julho de 2008, na cidade de Belo Horizonte. No mesmo evento, o coordenador do grupo apresentou o trabalho A História e o Documentário: Experiências na construção do vídeo Marujada: um encontro multicultural.

Diante da rica experiência do primeiro semestre, iniciou-se o esforço para transformar o grupo de estudos em um projeto de Pesquisa e Extensão, com apoio institucional. Com a aprovação em edital seletivo, em 2009 iniciava-se Luz, Câmera e História: o filme na sala de aula.

O intuito permanece em refletir sobre a perspectiva educacional a partir de recursos como o cinema. Mas também perceber que o aspecto educativo de um filme ultrapassa a escola, atuando na circulação do conhecimento entre o saber acadêmico e o saber público. Com este intuito, os integrantes do grupo são estimulados a publicizar resultados das atividades de pesquisa, por meio: da participação em encontros acadêmicos; publicação de trabalhos temáticos; ações no estágio docente; desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso.  

Desde então, o grupo de estudantes tem se renovado e desenvolvido discussões teórico-metodológicas, bem como a exibição comentada de filmes junto a comunidade escolar da região do Barreiro, sede do campus do curso de História. Os filmes exibidos em 2009/10 foram: Hans Staden (dir. Luiz Alberto Pereira); Xica da Silva (dir. Cacá Diegues); Os Inconfidentes (dir. Joaquim Pedro Andrade); Os Narradores de Javé (dir. Eliane Caffé); Trem da Vida (dir. Radu Mihaileanu); Quanto Vale ou é Por Quilo? (dir. Sérgio Bianchi); Chico Rei (dir. Walter Lima Jr.); Policarpo Quaresma (dir. Paulo Thiago ); e Macunaíma (dir. Joaquim Pedro de Andrade).

Em 2011, as atividades do grupo foram transferidas para o campus sede do Centro Universitário UNA, situado na rua Aimorés, 1451, bairro de Lourdes. Neste ano, as exibições comentadas de filmes acontecem no auditório da Casa de Cultura UNA, localizada no mesmo campus.

O eixo temático para a escolha dos títulos para este semestre foi controle governamental/autoritarismo, resultando na seleção dos filmes: V de Vingança (dir. James McTeigue); A Revolução dos Bichos (dir. John Stephenson); Fahrenheit 451 (dir. François Truffaut).  

Você está convidado a participar conosco destas sessões!