LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O ARTISTA

sessão comentada em 23 de novembro de 2013





Para encerrar o ciclo de debates temáticos narrativas cinematográficas: encantos, o Luz, Câmera e História! apresenta a sessão comentada do filme O Artista (dir.Michel Hazanavicius, 2011). 
 
O premiadíssimo título discute a transição do filme silencioso para o filme sonoro. Ao narrar a trajetória de decadência de um reconhecido ator que não consegue se adaptar à produção cinematográfica falada, o filme nos leva a um mergulho na história do cinema e o desenvolvimento das suas narrativas, promovendo reflexões sobre a arte como valor e o valor da arte. 
 
Para participar, confirme presença no evento criado na página do facebook https://www.facebook.com/luz.camerahistoria deixando seu nome completo.


Sinopse:
Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para traballhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão?
 
 
Postado por Rodrigo de Almeida Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário