LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

Fotografias

Abertura da sessão de Meia Noite em Paris, em abril de 2013
 
Debate sobre Meia Noite em Paris




Equipe em 2012 (da esq.): Mércia, Simone, Raphael, Eloísa,
Rodrigo, Izabel e Jacqueline
 
 

Sessão comentada do filme Quanto vale ou é por quilo?

 


Joaquina Pereira coordenando debate de Quanto vale...



Sessão Comentada de V de Vingança









Equipe do projeto recebe o profº. Cristiano Heráclito (à esquerda)








Cartaz de divulgação das sessões em 2009


















Exibição do filme O Trem da Vida











Inicio de uma sessão comentada em 2010



Alessandra e Laizeline expõem na  XVI ANPUH, 2008