LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ACONTECE....


fHist - Festival de História

A primeira edição do Festival de História – fHist   evento que propiciará a  manifestação, em diversos palcos e cenários, a diversidade da produção editorial e artística com foco nos temas da História será realizada em Diamantina de 07 a 12 de outubro. Iniciativa inédita no Brasil, o Festival de História reunirá expoentes da literatura, do cinema e das artes. Historiadores renomados como Daniel Aarão Reis, Junia Furtado, Laura de Mello e Souza, Heloisa Starling e Bóris Fausto estão confirmados durante os 6 dias de evento.
O fHist possibilitará a ampliação do interesse da sociedade pela História, por meio da criação de espaços e da interação, em um mesmo momento, dos autores, editores, atores, produtores, diretores com o grande público. Atividades culturais como: mesas-redondas e palestra com autores e jornalistas consagrados, sessões de cinema comentadas por diretores e atores, exposição e venda de livros de autores e historiadores que conversarão com o público sobre seus livros e ainda sessões de autógrafos serão oferecidas durante os dias do Festival. Haverá ainda no palco da praça do Mercado Velho apresentações musicais e teatrais.
O Festival é uma iniciativa da Revista de História da Biblioteca Nacional e conta com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário