LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Macunaíma

20/11/2010 ( sábado,09h) Macunaíma

Macunaíma é um anti-herói, um herói preguiçoso e brasileiro nascido no fundo da mata virgem e de negro se torna branco.Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos. Depois dessa longa e tumultuada aventura urbana, ele volta à selva. Um compêndio de mitos, lendas e da alma do brasileiro, a partir do clássico romance de Mário de Andrade.
O filme permite muitas interpretações, com alusões  ao troplicalismo e à luta armada que corria solta nos "Anos de Chumbo", sem perder a ligação com a obra literária na qual se baseia (escrita na primeira metade do séxulo XX), com aparição de vários personagens do folclore brasileiro.

titulo original: (Macunaíma)
lançamento: 1969 (Brasil)
direção: Joaquim Pedro de Andrade
atores: Grande OteloPaulo José , Dina Sfat , Milton Gonçalves , Rodolfo Arena
duração: 108 min
gênero: Comédia

Um comentário:

  1. Esse filme é uma falta de pesquisa total e uma obra mentirosa, porque esse tal Mário de Andrade nunca veio na Amazônia para saber nada da cultura popular desse pedaço do Brasil. Quem quizer saber realmente a histório do verdadeiro Macunaima tem que vir para o extremo norte.Maximiliano Neto-Roraimense-Brasileiro-decendente de índio com portugues e puto com ESSE TAL MARIO DE ANDRADE!!!!!!!

    ResponderExcluir