LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Xica da Silva

26/06/2010 (Sábado, 09h) - Xica da Silva

Na segunda metade do seculo 18, a escrava negra Xica da Silva (Zeze Motta) torna-se o centro das atenções no Distrito Diamantino, onde estao as minas mais ricas do país. João Fernandes (Walmor Chagas), representante da Coroa portuguesa, apaixona-se por Xica e a transforma na Rainha do Diamante, satisfazendo todos os seus desejos extravagantes. Alertado pelos inimigos do casal, o rei de Portugal manda um emissário a fim de impedir que cresça o poder de Xica na colônia. A personagem foi considerada símbolo da emancipação negra e feminina no Brasil. 
• Direção: Carlos Diegues
• Roteiro: João Felicio dos Santos (romance), Antonio Callado (roteiro), Carlos Diegues (roteiro)
• Gênero: Comédia/Histórico
• Origem: Brasil
• Duração: 107 minutos
• Tipo: Longa-metragem

Nenhum comentário:

Postar um comentário