LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

sábado, 31 de março de 2012

LUZ. CÂMERA. HISTÓRIA... NO RÁDIO

O Luz. Câmera. História... o filme na sala de aula! levará à sessão Educação e Cinema desta segunda, 02 de abril, pela Rádio UFMG Educativa, 104,5 FM, uma discussão sobre a circularidade do conhecimento histórico a partir do filme Xica da Silva (dirigido por Cacá Diegues e lançado em 1976). O filme narra a história da ex-escrava que se tornou amante do Contratador dos Diamantes João Fernandes de Oliveira, então um dos homens mais poderosos do Império Português, e com ele teve vários filhos. A relação rompia com os padrões de segregação sócio-racial correntes do escravismo e provocou grande escândalo na sociedade diamantina do século XVIII. A sessão, que integra o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, será apresentada pelo profº. Rodrigo de Almeida às 21:15. 
Ouça também pela internet http://www.ufmg.br/online/radio/ 
E participe do nosso debate ao vivo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário