LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

quinta-feira, 31 de maio de 2012


LUZ. CÂMERA. HISTÓRIA... NO RÁDIO

O Luz. Câmera. História... o filme na sala de aula!, pega uma carona no lançamento de On the Road (Na Estrada). A película é a adaptação do clássico livro da contra-cultura On the Road, escrito por Jack Kerouac, em 1957. O autor e o livro tornaram-se ícones beatiniks, movimento literário, musical e estético que ajudou a redefinir os padrões culturais a partir da 2ª metade do século XX. Como o filme dirigido pelo brasileiro Walter Salles Júnior só estreará no Brasil em julho, seguiremos a estrada analisando aspectos do movimento beatinik, e seus desdobramentos na onda hippie e da tropicália brasileira, a partir do filme Aconteceu em Woodstock, do diretor Ang Lee (2009). Nesse filme, o famoso festival da geração “paz e amor” é retratado em seus bastidores, contando com excelente trilha sonora; ainda que não apresente um único trecho dos famosos shows ocorridos; favorecendo a problematização histórica de variados aspectos sócio-comportamentais das décadas de 1950-70. A sessão, que integra o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, será apresentada pelo profº. Rodrigo de Almeida às 21:15. Então, sintonize seu rádio ou internet, ouça e participe do debate conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário