LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Convite:
retorno às atividades
 
 
 
 Neste primeiro semestre de 2013, as reuniões do Luz, Câmera & História! o filme na sala de aula, acontecerão às sextas-feiras, entre  18-19 horas, no Espaço Multifuncional da Pedagogia/Centro Universitário UNA, campos Barro Preto, 11º andar.

Aos interessados em participar, a primeira reunião ocorrerá nesta sexta, dia 08 de março.
Para participar do grupo é necessário acompanhar as reuniões semanais, que objetivam discutir textos referente ao potencial educativo do filme, tanto no espaço escolar quanto no não-escolar; analisando o filme como um construtor de narrativas históricas. Nas reuniões preparamos, também, as ações de extensão, como as exibições comentadas que ocorrem mensalmente, nas manhãs de sábado.
Embora aberto, para otimizar nossas atividades, o grupo funciona com um número limitado de integrantes, sendo priorizado os antigos participantes e estudantes de licenciatura da UNA.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário