LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

segunda-feira, 25 de março de 2013


IMPERDÍVEL

 
Indica-se o link para assistir a Surplus, filme que já integrou a sessão de Luz, Câmera & História:
 
SURPLUS, (dir. Erik Gandini, 2003, Suécia), é um documentário essencial para a formação cidadã de qualquer habitante do mundo.
 
O filme aborda a sociedade de consumo e sua exaustão; a manipulação das informações; a redução do ser humano a um código de barras. Aborda criticamente também possíveis soluções, como o socialismo e o primitivismo - pensamento do filósofo norte-americano John Zerzan.
Filmado em mais de 10 países, o diretor traça um retrato assustador da sociedade contemporânea, sobretudo diante da resistência das pessoas em mudar seu comportamento. Gandini não assinala nenhuma solução fácil. A solução depende do indivíduo, que precisa se entender no coletivo.
A trilha sonora foi composta pelo Project Gotham, fornecendo força às imagens e falas utilizadas aos moldes da publicidade.
 

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