LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SURPLUS
exibição comentada em 19 de novembro de 2001


SINOPSE
Por que o estilo de vida consumista causa tanto ódio em alguns? Será que o privilégio de consumir está realmente nos conduzindo a um mundo de felicidade? De onde vem esse sentimento de vazio que toma de assalto as "classes privilegiadas" (e o chamado "Primeiro Mundo") apesar de toda sua riqueza?
Uma intensa odisséia visual filmada ao longo de três anos em oito países. Desde os confrontos das manifestações em Gênova, 2001, passando pelos cemitérios de navios indianos operados com mão de obra semi-escrava, até as bonecas sexuais de silicone de 7.000 dólares da América, Surplus explora a natureza destrutiva da Sociedade de Consumo.
Em um mundo controlado por cínicos líderes mundiais e fanáticos pelo lucro ilimitado, este filme é um controverso retrato das instituições que estão levando a todos rumo ao apocalipse desenvolvimentista.
Focado no controverso guru da anti-globalização, John Zerzan, cujo apelo ao revide sobre a propriedade inspirou muita gente à intervenção direta nas ruas de todo o globo. Este documentário é fruto de uma montagem impressionante de imagens de prender o fôlego, transformando a noção estatística - segundo a qual 20% da população mundial consomem 80% dos recursos globais - numa intensa experiência emocional.

Ficha Técnica
Título no Brasil:  SURPLUS
Título Original:  SURPLUS
País de Origem:  Suécia
Direção:  Erik Gandini
Ano de Lançamento:  2003
Gênero:  Documentário
Tempo de Duração: 50 minutos
Música Original: Gothan Project, David Österberg, Johan Söderberg

 
Fonte: http://sabotagem.revolt.org/node/255

Nenhum comentário:

Postar um comentário