LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

domingo, 30 de outubro de 2011

ACONTECE...

A 9° edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) acontece em oito cidades brasileiras e exibirá mais de 100 filmes para as salas de cinema da Rede Cinemark.

Inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV, mostras especiais, além de oficinas de cinema de animação e debates são as atividades que compõem o evento.

Com meia-entrada disponível á todos os interessados e oficinas gratuitas, o Festival que já teve suas etapas em São Paulo,Campinas, Rio de Janeiro, Niterói, Salvador, Aracaju e Recife encerra-se em Belo Horizonte (21 a 30 de outubro).

O Soldadinho de Chumbo, Matilda, Winnie the Pooh, Os Smurfs, Deu a Louca na Chapeuzinho 2 e O Rei Leão são alguns exemplos das atrações do Festival.

Veja a programação completa no site:
www.festivaldecinemainfantil.com.br/2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário