LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

domingo, 23 de outubro de 2011

LUZ. CÂMERA. HISTÓRIA... NO RÁDIO


Para quem assistiu a Tempos Modernos, neste último sábado, e ficou com vontade de debater mais sobre Charles Chaplin, e também para quem não pode comparecer, fica o convite para ouvir nesta segunda, dia 24/10, a sessão Educação e Cinema pela Rádio UFMG Educativa, 104,5 FM, sendo apresentada pelo professor Rodrigo de Almeida. A sessão vai ao ar por volta das 21:15, e integra o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, que se inicia às 20h. O tema da apresentação será: o cinema e a história do tempo presente: o olhar de Charles Chaplin
Ouça, pelo rádio ou pela internet, e participe do nosso debate ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário