LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

LUZ.CÂMERA.HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA
&
FÓRUM UNA DE EDUCAÇÃO

A equipe do Luz.Câmera. História... foi convidada para participar do Fórum UNA de Educação, que ocorre entre os dias 26 e 28 de outubro. O evento é promovido semestralmente pelo curso de Pedagogia do Centro Universitário UNA, sendo o tema desta edição: os desafios para a educação contemporânea.
O filme Laranja Mecânica, um clássico da história do cinema mundial dirigido por Stanley Kubrick, em 1971, será apresentado em sessão comentada no último dia do evento, sexta-feira, 28, na Casa UNA de Cultura (r.Aimorés, 1451), às 8h.
Conforme sinopse abaixo, o filme aborda uma visão de sociedade futurista em que jovens dedicam-se à violência gratuita. Uma inovadora prática educativa promete reeducar a parcela deliquente da sociedade, que parece aprovar os novos métodos adotados pela polícia e vendido pelos políticos.  Um filme para pensarmos os valores sociais que construímos e até que ponto o medo ajuda a validar o autoritarismo e a violência.



SINOPSE
Violento, bombástico, arrebatador, sonoro, dançante e assustador. São essas palavras escritas na contra-capa do dvd de Laranja Mecânica, adaptação para o cinema, feita por Stanley Kubrick, do livro homônimo de Anthony Burgess, escrito em 1962.
Num possível futuro em que os jovens influenciados e criados por uma cultura desregrada de uma sociedade sem valores e hipócrita, Alex e sua gangue seguem bebendo leite e maquinando os mais cruéis atos contra mendigos e mulheres indefesas. Um cotidiano de ultraviolência gratuita, cujas absurdas ações provocam sentimentos de estranhamento e repulsa. Alex, preso, se torna cobaia em um pioneiro projeto lançado pelo governo para a reabilitação de criminosos. O inovador tratamento se revela ótimo politicamente dada a rápida reeducação do desajustado, como demonstrada ao auditório eufórico. O diretor Stanley Kubrick artisticamente arquiteta as cenas do filme de forma a integrar as partes do enredo harmonicamente. Desde a fala única dos personagens às cenas memoráveis, o filme se desenrola numa crítica não revelada ao modo de vida cada vez mais egoísta do ser humano.
O poder de sua arte é tamanha que ainda nos atrai, choca e nos mantém presos em seu domínio. 40 anos depois de lançado, continua um filme atual, tanto pela arte cinematográfica, quanto pelas reflexões que desperta.

Ficha Técnica
título original:A Clockwork Orange
direção: Stanley Kubrick
roteiro: Stanley Kubrick, baseado em livro homônimo de Anthony Burgess (1962)
edição: Bill Butler    
gênero:Ficção Científica
ano de lançamento: 1971
duração:2 hr 18 min (188’)
estúdio: Warner Bros. / Hawk Films Ltd. / Polaris Production
distribuidora: Warner Bros. produção: Stanley Kubrick
música: Wendy Carlos  fotografia: John Alcott  figurino: Milena Canonero  direção de arte: Russell Hagg e Peter Shields

Identidades/elenco:
Malcolm McDowell (Alex DeLarge) / Patrick Magee (Frank Alexander) / Michael Bates (Chefe Barnes) / Warren Clarke (Dim) / Adrienne Corri (Sra. Alexander) / Carl Duering (Dr. Brodsky) / Paul Farrell (Tramp) / Clive Francis (Lodger) / James Marcus (Georgie)

Fonte: Adaptado de:
Texto de contra-capa do dvd Laranja Mecânica.
http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/1800285-sinopse-laranja-mec%C3%A2nica-filme/#ixzz1bnfCbvkg
www.adorocinema.com/filmes/laranja-mecanica

Nenhum comentário:

Postar um comentário