LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

LUZ, CÂMERA E HISTÓRIA: O FILME NA SALA DE AULA

O projeto de pesquisa e extensão Luz, Câmera e História! o filme na sala de aula
foi idealizado pelo historiador Rodrigo de Almeida Ferreira e implementado no Centro Universitário UNA (Belo Horizonte/MG), em 2009. A proposta é refletir sobre o uso pedagógico de um filme e seu papel na educação não-escolar, ou seja, referente a qualquer espectador, estudante ou não, especialmente em relação a temas ligados à História, política e cidadania.

O projeto favorece aos graduandos dos cursos de História e de Pedagogia da UNA discussões qualitativas referentes à relação entre o cinema e a educação. Um segundo momento das atividades do grupo é a exibição comentada de filme para a comunidade escolar de ensino básico. Trata-se de um espaço de integralização entre a teoria e a prática docente. No campo social, as sessões comentadas favorecem o contato de estudantes do ensino básico com o mundo universitário. São momentos em que ocorre a universalização do saber acadêmico junto à comunidade.

terça-feira, 10 de julho de 2012

ACONTECE...


Simpósio Internacional de História Pública: A história e seus públicos. O evento tem como meta avançar nas discussões sobre a ampla gama de questões teóricas e práticas em torno da história pública no Brasil, visada em perspectiva internacional. Promovido pelo Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual (NEHCI-USP) e sediado nas dependências da Universidade de São Paulo de 16 a 20 de julho de 2012, ele funcionará como um grande laboratório para a reunião de pesquisadores acadêmicos, profissionais, professores, estudantes e demais interessados em discutir temas e formular questões, ensaiar a solução de problemas, compartilhar ideias e experiências, avaliar o papel da criatividade e da inovação na difusão do conhecimento histórico. 
A História Pública é um campo profícuo para as discussões da relação entre o cinema e a educação, sobretudo na seara da História. Discussões estas que tem sido acompanhadas e incorporadas pelo projeto Luz, Câmera e História: o filme na sala de aula!, que se fará representar no evento com a participação do profº Rodrigo de Almeida na mesa redonda: Quanto de história pública há na educação histórica?  
Seguem os links do Simpósio e a programação das mesas redondas:
http://historiapublica.com/
http://historiapublica.com/programacao-geral/mesas-redondas/ 

 
Para saber mais sobre a temática, confira o livro: Introdução à História Pública, organizado por Juniele Râbelo de Almeida e Marta Gouveia O. Rovai.


Rodrigo de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário